segunda-feira, 21 de maio de 2012

Designer de moda

"Especialista que trabalha com desenho industrial e artes gráficas dentro do universo da moda"
Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser um designer de moda?

O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, etc. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos, a partir da junção de conceitos, gostos, sensibilidade, tendências, conhecimentos, embasamentos científicos e muita técnica. Sua busca deve transpor os limites do mundo fashion, abrangendo pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada.
Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc.

http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/designer-de-moda

Cecília Lima (Entrevista)

Como você começou?

Minha paixão por moda surgiu na minha infância, minha mãe tinha uma confecção caseira e uma lojinha de roupas próxima a minha casa, eu dava muitas opiniões na execução das roupas, na escolha das peças e me habilitava a toda semana montar a vitrine da loja. Mal sabia que eu já era uma profissional de moda naquela época, porém eu nunca tinha ouvido falar de faculdades de moda em Recife e o máximo que pensei foi fazer Arquitetura porque Artes Plásticas estava fora de cogitação, não era uma profissão bem vista. Mas no terceiro ano me apaixonei por literatura e por causa disso fui fazer letras, só tinha 15 anos e ninguém para me auxiliar na escolha certa.

O que faz um designer de moda? Como é o seu dia-a-dia?

Bem essa é uma pergunta difícil, um dos mitos de se formar em Design de Moda é que todos costumam achar que você é um estilista ou apenas um profissional de criação. No programa no qual sou produtora executiva o Closet, tratamos de desmistificar isso, pois existem muitas profissões ligadas à moda e a maioria delas não necessariamente na área de desenvolvimento de produto. Então uma pessoa formada em moda pode atuar, no desenvolvimento, no comercio, na produção ou na divulgação de um produto de moda. Eu por exemplo, sou professora, atuo como jornalista, produtora e consultora de imagem, além de um monte de outras funções que acabo agregando por causa do programa. Meu dia-a-dia não tem rotina, uma coisa peculiar de quem trabalha com moda é ausência de rotina para alguns é ótimo, outros não conseguem conciliar tão bem, às vezes estou na frente do computador até as quatro da manhã, terminando uma pauta, uma palestra ou uma aula.

Qual foi seu maior desafio na profissão?

Na verdade meu maior desafio ainda é ser vista com mais respeito pelas pessoas que não são do meio, muitos ainda acham que passo o dia preocupa em harmonizar um “look” e esquecem todo o processo que envolve esse setor, além de toda parte criativa e por que não dizer artística as pessoas esquecem que através das suas roupas podemos contar a historia da humanidade e até mesmo analisar seu comportamento, que mesmo aqueles que são avessos a moda de alguma forma estão emitindo uma opinião e manifestando um posição, isso acontece o tempo todo na historia da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário